domingo, 11 de setembro de 2011

Como tudo começou.

Tudo começou no ano de 1980 quando comecei a partilhar estas coisas das músicas com o meu grande amigo Luís Oliveira.
Os 18 anos de idade não permitiam grandes criações, mas transportavam grandes sonhos e ambições.
Na época, o festival RTP da Canção era o único meio de novos autores, compositores e intérpretes aparecerem. Focámos toda a nossa criatividade para esse certame e apresentámos nesse mesmo ano quatro temas a concurso. O resultado foi o que já se esperava, mas nada que fizesse esmorecer as nossas intenções.
No ano seguinte voltámos a concorrer e para espanto de todos, um dos nossos temas seria selecionado; “P’ra lá do mar” era o nome original da canção. Por imposição da SPA, chegou a concurso com o nome de “Sonho a dois”.


A interpretação ficou a cargo da Isa, os arranjos e direção de orquestra do Maestro Shegundo Galarza, a classificação um honroso último lugar e melhor de tudo, uma experiencia inesquecível para quem a 7 de Março de 1982 tinha apenas 20 anos.
Neste certame travei conhecimento com grandes nomes da música, alguns deles já desaparecidos; Carlos Paião, Maestro Thilo Krassman, Maestro Correia Martins, o já citado Maestro Shegundo Galarza e muitos outros músicos, compositores, autores, maestros e intérpretes que felizmente ainda estão entre nós.
A título de curiosidade, a canção vencedora foi o tema Bem Bom, interpretado pelas Doce de António Pinho/Tó Zé Brito/Pedro Brito.

Desde então não mais parei. Por aqui irão passar todas, ou quase todas as letras que fiz ao longo destes anos e que foram gravadas, interpretadas e/ou fizeram parte de programas de televisão, peças de teatro ou mesmo meras apresentações pontuais.

A quem comigo trabalhou e ainda trabalha aqui fica o meu muito obrigado.

1 comentário:

  1. Saudade do tempo em que, no dia do Festival da Canção, ninguém saía da frente da Tv.
    No dia seguinte já sabíamos as letras todas de cor e, até sabíamos o nome dos compositores.
    Não consigo entender o porquê de fazerem tantos "programas" para procurar novas "vozes" sempre com interpretações de músicas já conhecidas ou pior.... de músicas estrangeiras.
    Porquê... não se valorizam os nossos compositores?
    Porquê... raramente se mencionam os autores das músicas?
    Porquê...Quem compõe tem que colocar as músicas na internet para chamar a atenção????

    Força Rui....Sei que és capaz...e, um dia....quem sabe...:) Beijos

    ResponderEliminar